quarta-feira, 8 de junho de 2011

Relacionamento com os alemães

Talvez pela imagem de frieza dos alemães que nos é passado e também devido eu estar acostumada com carinho e generosidade no meu meio social, eu temia ter dificuldade na convivência com eles. Muito pelo contrário, meu relacionamento com este povo está sendo surpreendentemente amigável. Minha vivência com a família anfitriã tem sido ótimo e cada dia me sinto mais em casa.
Não é só a minha relação com a família que está me surpreendendo. Também tenho tido sorte de conhecer pessoas simpáticas, carinhosas e compreensivas comigo. Interessadas em me ajudar, em saber sobre o meu País e minha cultura.
Toda essa reflexão foi retirada de uma experiência que vivenciei nesse final de semana. Fui convidada pelos meus vizinhos para fazer um programa extremamente familiar, o que já me deixou lisonjeada!






Ir para floresta, fazer um churrasco com fogueira, ver o pôr do sol em meio ao verde e jogar “uno”, me fez pensar em somente agradecer a Deus, por sempre colocar boas pessoas na minha vida.
Mesmo meu alemão ainda não sendo fluente, eles devem ter realmente se simpatizado comigo, pois me convidaram novamente para acompanhá-los no dia seguinte, a um outro encontro de família.
Depois de ser recepcionada com um forte e carinhoso abraço de boas vindas, eles se mostraram agradecidos pela minha presença e me trataram com todo respeito e consideração.
Na casa, uma construção tipicamente alemã, antiga e aconchegante, foi servido o almoço e, como é uma tradição da família, todos fizeram uma prece de agradecimento e cantaram juntos.
Esta experiência fez com que eu mudasse meu conceito sobre as atitudes dos alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário