segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Um bom Currículo para atualidade

Se preparando para ingressar no mercado de trabalho ?
Minha Tia sempre antenada com os assuntos globais, está na maioria do tempo me ajudando e mandando dicas maravilhosas para lidar com a concorrência e a dificuldade que estamos enfrentando hoje no Brasil, quando o assunto é emprego.
Ela mora na Alemanha. Mas nada disso a impede de manter seu hábito de ler e se atualizar com as notícias, através da internet.
Dentre esses tips que ela me mandou, achei um bem interessante para dividir com vocês aqui no blog.
Não é de hoje, que sabemos que tudo começa com uma boa elaboração de currículo. Ele é a nossa carta de entrada para uma oportunidade de emprego.
Claro que na minha cidade, por ser muito pequena, o problema maior é o escasso campo de oferta de trabalho. Mas tendo em mãos um bom currículo, me sinto mais preparada para quando surgir uma boa oportunidade
A reportagem foi retirada do portal O globo. Espero ter ajudado!

 O que destacar e o que não precisa ser incluído no documento:

EDUCAÇÃO:
SIM: É importante destacar os cursos de graduação, pós, mestrado ou doutorado que tenham sido realizados, mas sempre de forma objetiva, indicando o ano de conclusão e, apenas se for relevante, algumas disciplinas cursadas.
NÃO: Não é necessário listar todo o histórico educacional, desde o ensino fundamental. Também não é recomendado incluir cursos que não tenham sido concluídos ou aqueles que foram feitos há muito tempo.

EXPERIÊNCIA:
SIM: Essa parte conta muitos pontos, mas o profissional deve saber resumir bem suas atividades, para o recrutador entendê-las de cara. O currículo ideal não deve ter mais de duas páginas, então longas experiências correm risco de nem serem lidas.
NÃO: Listar todas as experiências profissionais só é pertinente para um recém-formado ou universitário. Se o candidato está em um nível mais sênior no mercado, não faz diferença se ele trabalhou em loja ou deu aula particular no início da carreira.

IDIOMAS:
SIM: A fluência em língua estrangeira deve ser destacada, pois é bastante valorizada. Mas, se o inglês está enferrujado, vale a pena ser honesto e colocar, por exemplo, o ano de conclusão do curso, para indicar possível necessidade de atualização, o que nem sempre será um problema.
NÃO: Indicar que tem “espanhol básico” ou “inglês intermediário” é um dos erros mais cometidos por candidatos. Se a fluência for realmente necessária para a vaga, isso será testado, e a informação do currículo, desmentida.

OBJETIVOS:
SIM: Quem opta por incluir o campo “Objetivos profissionais” no currículo precisa ser sucinto e específico: o candidato deve listar a área de atuação pretendida e explicitar os conhecimentos em poucas linhas e com clareza.
NÃO: “Profissional pró-ativo com objetivo de atuar na área de administração e colaborar com a empresa”. Para colocar um objetivo vago e genérico, que não diz muita coisa, é melhor suprimir essa parte do currículo.

NÃO ESQUECER: Nos contatos, e-mail e celular devem estar sempre visíveis. Não é necessário incluir dados como identidade e CPF. Hoje em dia, recomenda-se também colocar no currículo links para os perfis nas redes sociais ou para blogs ou sites pessoais. Mas isso só vale para o que estiver atualizado. Se o recrutador clicar e vir que o último tweet do candidato é de 2011, poderá desconsiderá-lo. O mesmo vale para o LinkedIn, que, além de atualizado, deve ter uma foto que indique profissionalismo.


Read more: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/o-curriculo-de-2014-13699183#ixzz3BSP8tNtP

Um comentário:

  1. Olá Carol, meu no,e é Thais. Estive vendo seu blog e gostei bastante! Vendo as postagens mais nantigas vi que morou na Alemanha como au pair inclusive no mesmo estado que tenho vontade de ir. Gostaria de saber se poderia fazer um post ou só me dar umas dicas de como foi o processo até você ser selecionada pro programa e qual agência você escolheu, seria de enoorme ajuda! Estou almejando fazer isso daqui um tempo e não sei bem por onde começar! Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir